terça-feira, 18 de janeiro de 2011

LUZES























fotos ney (clique para ampliá-las)
De muitas formas as luzes nos dizem, tocam, sensibilizam, guiam, tranquilizam, motivam, lembram, criam, recriam... (ney)
...
O "Penso, logo existo", de Descartes (1596-1650) é hoje motivo de muitas polêmicas em torno dos conceitos de mente, consciência, emoção e razão. Sem alguém que a admire, que reconheça seu brilho e suas formas, a Lua não existe. Nem existem os poemas que a fazem personagem da vida e a integram ao teatro dos amores e das paixões.
As cores, da mesma forma, existem somente para o cérebro, capaz de "trabalhar" impulsos elétricos nervosos e transformá-los em uma interpretação particular daquilo que se vê na presença da luz. Um extraterrestre - o "monstrengo" do filme O Predador, por exemplo - habilitado a "enxergar" somente pela decodificação de sinais de calor, teria enorme dificuldade para dialogar com um jardineiro humano sobre flores multicoloridas.
Segundo Antonio Damásio (Iowa-EUA), é chegada a hora de se reconhecer que o espírito habita um organismo vivo, em que o cérebro e o resto do corpo vivem intimamente integrados.
"A emoção e os sentimentos constituem a base daquilo que os seres humanos têm descrito como alma ou espírito humano", escreve. Resumindo as inquietações de muitos de seus companheiros, o neurologista inverte a máxima de Descartes: "existo (e sinto), logo penso".
http://www.imagick.org.br/pagmag/themas2/cerebro.html