sábado, 13 de junho de 2009

SANTO ANTONIO


13 DE JUNTO - DIA DE SANTO ANTONIO - Boas lembranças das festas juninas, fogueira, batata doce, quentão, pamonha, cachorro quente, amendoim, dança de quadrilha, casamento na roça, pau-de-sebo, dança da maçã, pescaria, corrida de sacos, corrida de ovo na colher, barraca do coelhinho, pescaria, argolas, derrubar latas, ruas enfeitadas de bandeirinhas. A fogueira era colocada no meio do campinho de futebol (os antigos terrenos baldios). Os adultos diziam para nós, os menores, que brincar com fogo leva a fazer xixi na cama. Os homens com chapéu de palha, bigode pintado com rolha queimada, camisa xadrez e remendos nas calças. As mulheres usavam vestidos estampados e o cabelo preso em Maria Chiquinha. E começava a quadrilha: Anavantur - anarriê - passeio na roça - damas para um lado - Changê de damas - changê de cavalheiros - balancê ...
E tinha o CORREIO ELEGANTE dos bilhetinhos apaixonados: "Se jogares fora esta carta, me amas. / Se rasgares, me adoras. / Se guardares, por mim choras. / Se queimares, comigo queres casar."
As estrelas nascem no céu, / os peixes nascem no mar, / Eu nasci aqui neste mundo / somente para te amar!"
"As vezes fico pensando / pensando não sei em quê / mas no fim do pensamento / eu só penso em você."
E NO AUTO-FALANTE DAS QUERMESSES as mensagens oferecendo músicas e mensagens de amor: Atenção garota de trança e vestido vermelho, tem alguém te esperando atrás da barraca do coelhinho!
Esta música que vamos ouvir foi oferecida pelo João para a Maria; Esta música é dedicada ao rapaz de calça preta que está na barraca do quentão... quem mandou foi a morena de vestido branco que está na barraca do cachorro-quente.

BORBOLETAS








Clique sobre as imagens para ampliá-las (fotos ney) Jardim Botânico-RJ.
.
Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses. Rubem Alves.
.
O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você. Mário Quintana.
.
Brancas, azuis, amarelas e pretas. Brincam na luz as belas borboletas. Borboletas brancas são alegres e francas. Borboletas azuis gostam muito de luz. As amarelinhas são tão bonitinhas! E as pretas, então . . .Oh, que escuridão! Vinícius de Moraes.