sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PORTUGAL PEQUENO




















Clique sobre as imagens para ampliá-las (foto ney).

O pequeno local ficou como um marco da presença dos portugueses em Niterói, que quando aqui chegaram se concentraram principalmente nessa área.

SOLAR DO JAMBEIRO




















Clique sobre a imagem para ampliá-la (foto ney)

E aproveitando a sexta-feira de sol e céu azul fui andar e pedalar na orla, e passar no Solar do Jambeiro é sempre um bom programa, descansar nas sombras das árvores, admirar sua bela arquitetura, as exposições, voltar no tempo até o ano de sua construção (1872), e tirar algumas fotos, que é minha mania.
O Solar do Jambeiro, também conhecido como Palacete Bartholdy, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, em Niterói-RJ. Posteriormente a propriedade foi vendida ao diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy.
O Solar é um exemplo significativo do melhor que havia, na arquitetura residencial urbana, na segunda metade do século XIX. Sobrado com dois andares e varandas. Externamente todo revestido de azulejos portugueses e telhas de beiral.

O solar apresenta fachadas inteiramente revestidas de azulejos portugueses e beirais constituídos por telhões de louça, pintados à mão, provenientes da cidade do Porto, em Portugal.