sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

SOLAR DO JAMBEIRO




















Clique sobre a imagem para ampliá-la (foto ney)

E aproveitando a sexta-feira de sol e céu azul fui andar e pedalar na orla, e passar no Solar do Jambeiro é sempre um bom programa, descansar nas sombras das árvores, admirar sua bela arquitetura, as exposições, voltar no tempo até o ano de sua construção (1872), e tirar algumas fotos, que é minha mania.
O Solar do Jambeiro, também conhecido como Palacete Bartholdy, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira, em Niterói-RJ. Posteriormente a propriedade foi vendida ao diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy.
O Solar é um exemplo significativo do melhor que havia, na arquitetura residencial urbana, na segunda metade do século XIX. Sobrado com dois andares e varandas. Externamente todo revestido de azulejos portugueses e telhas de beiral.

O solar apresenta fachadas inteiramente revestidas de azulejos portugueses e beirais constituídos por telhões de louça, pintados à mão, provenientes da cidade do Porto, em Portugal.

2 comentários:

Dona disse...

Ney, o Solar do Jambeiro é lindo... É um ótimo exemplo das lindas casas que existiam em Niterói.
Uma pena que a cada dia descobrimos que casas lindas estão sumindo para dar lugar aos prédios ou vão aos poucos se acabando por falta de manutenção.

ney disse...

Dona,
Tem razão, ainda bem que esses poucos se tornam patrimônio histórico e ficam preservados. O Solar do Jambeiro é muito bonito, tem sempre atividades culturais, exposições, eventos musicais, no youtube e no google têm alguns endereços.Obrigado por aparecer e deixar seu comentário. ney/