sábado, 23 de outubro de 2010

MOMENTOS INESQUECÍVEIS























E vamos nós por essas escadas da vida, às vezes difíceis, sombrias, outras iluminadas, ensolaradas, vivendo nossas realidades e buscando conquistar nossos sonhos. E vale sempre uma parada para descansarmos um pouco, renovar energias, até mesmo para podermos vivenciar e crescer em todas as suas etapas.
Aqui os degraus e as paredes contam muitas histórias, que podemos ver, sentir ou imaginar, estão ai as marcas do tempo. E suas paredes até nos oferecem flores, mostrando que não perderam a poesia. (Ney)
fotos ney (clique para ampliá-las)
Em meados do século passado foi a cidade acelerando seu processo de urbanização, linhas de bondes e ônibus elétricos (trolley-bus), lotações, grandes construções na orla, nos bairros, na parte alta da cidade, onde pricipalmente os ingleses, ligados a todos os avanços industriais, preferiam ficar. Essa parte alta era mais sossegada, e tinha toda a vista da Baía da Guanabara, do Rio de Janeiro. E vieram os edifícios, a selva de pedra, e ficaram esses lugares mais altos como ilhas de sossego no meio da cidade grande. Por volta dos anos dourados, adolescentes e cheios de espírito de aventura, vínhamos andar com nossas bicicletas por essas alamedas, vencendo suas subidas e correndo nas descidas.
Tudo continua como antes, exceto pelo pequeno movimento dos automóveis dos moradores. Não se ouve tanto o barulho da cidade, e sim dos pássaros pelas áreas verdes em torno das casas. E eu sempre passo por ali de bicicleta, não só para recordar, mas também para reviver a tranquilidade dessas alamedas. Em seus diversos trechos se chamam Alameda Carolina, Santa Thereza, 24 de Outubro. E uma imensa escadaria vai até o ponto mais alto cortando todas essas alamedas.