terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ENSEADA DE JURUJUBA



Clique sobre a imagem para ampliá-la (foto ney).

As águas da Baía da Guanabara já não são aquelas de quando chegaram portugueses e franceses para disputar a posse da terra, expulsando os índios, e as baleias vinham ter suas crias, mas algumas providências trouxeram algumas melhoras no controle da poluição, e eventuais correntes marítimas e ressacas, auxiliam as marés a renovar suas águas.
Mas deste recanto que os índios chamaram de Niterói, e que na língua deles alguns dizem ser “águas escondidas, ou protegidas”, ou curvas sinuosas, ou sonhos, ficaram essas enseadas, como a de Jurujuba, onde a vida tem um ritmo mais tranqüilo, e se vive da pesca, os barcos saindo e chegando do alto mar carregados de peixes, cercados de gaivotas, as garças na areia buscando sua sobrevivência.
Amendoeiras, casas simples, colônia de pescadores, ruas estreitas junto a pequenas praias, redes sendo costuradas nas pedras, areias, calçadas, fortalezas antigas, turistas, restaurantes de frutos do mar, e a famosa Festa de São Pedro.
Segue a vida numa realidade dependente da pesca, num contexto da natureza, uma paisagem de se querer sentar no banco e ficar olhando e fotografando. (ney)

UMA MULHER


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Clique no endereço... APROVEITE A VIDA!
Uma Mulher
Aos 3 anos ela olha pra si mesma e vê uma rainha... Aos 8 anos ela olha pra si mesma e vê Cinderela... Aos 15 anos ela olha pra si mesma, vê uma bruxa e diz: 'mãe, eu não posso ir pra escola desse jeito!' ... Aos 20 anos ela olha pra si mesma e se vê 'muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa, com cabelo muito liso/muito encaracolado'. Mas decide que vai sair assim mesmo... Aos 30 anos ela olha pra si mesma e se vê 'muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa, com cabelo muito liso/muito encaracolado', mas decide que agora não há tempo para consertar essas coisas. Então, sai assim mesmo... Aos 40 anos ela olha pra si mesma e se vê 'muitogorda/muito magra, muito alta/muito baixa, com cabelo muito liso/muito encaracolado', mas diz: 'sou uma boa pessoa' e sai mesmo assim... Aos 50 anos ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai para onde bem entender... Aos 60 anos ela olha pra si mesma e se lembra de todas pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo... Aos 70 anos ela olha pra si mesma e vê sabedoria,risos,habilidades... sai para o mundo e aproveita a vida... Aos 80 anos ela não se importa muito em olhar pra si mesma. Simplesmente põe um chapéu roxo e vai se divertir com a vida...
...Talvez devêssemos pôr o chapéu violeta mais cedo... Autor desconhecido.