domingo, 23 de agosto de 2009

GUINDASTES


Clique sobre a imagem para ampliá-la (foto ney).


Gigantescas estruturas de ferro, engrenagens, motores, roldanas, cabos de aço, sustentam toneladas embarcando e desembarcando cargas dos navios, pesados containers. Enfileirados na beira do mar, no cais do porto, parecem enormes gafanhotos, ou dinossauros, com suas longas torres avançando sobre a Baía da Guanabara, e que parecem alcançar o céu. Quando vistos de encontro ao pôr-do-sol, formam enormes vultos no dourado poente.
Procurei, mas não encontrei muitos textos poéticos sobre eles, parecem mesmo fadados ao trabalho pesado, numa imagem fria de ferro e aço. Mas não os vi assim, talvez pelo desenho criado em contraste com o lindo cenário de céu azul e muitas nuvens brancas. Então fotografei alguns de dentro do carro em movimento, passando pelo viaduto que acompanha toda a orla do cais do porto.
Mas tanto existe poesia, que estão em andamento muitos projetos de modernização da antiga área, que historicamente consolidou a abertura dos portos às nações amigas. E por ali passam os transatlânticos que trazem tantos turistas ao Rio, e já existe a Cidade do Samba, um museu, criando uma extensão do corredor cultural da cidade.