terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Quarta-feira de cinzas


foto ney - dormi de tristeza (rs).

Toda a terra está envolta nas neblinas e a friagem se difunde pelo espaço...
- longe se ouve, em cadência, passo a passo
o caminhar dos boêmios nas esquinas...

Pela sombra - as estrelas pequeninas
com sono, tem o olhar nevoento e baço...
No silêncio da noite ouço o compasso
do sereno a pingar das serpentinas...

Algum bando tardio passa adiante
- e deixa pela noite uma batida
de samba em agonia - estrebuchante...

Quarta-feira de cinzas já amanhece,
- mais outro carnaval em minha vida,
vida que há muito um carnaval parece!...

J.G. de Araujo Jorge

AMOLADOR DE FACAS, TESOURAS (vídeo aqui)



















foto ney - eu amolador de facas (rs).

Tem alguma faca ou tesoura para amolar ai? Aproveite a promoção de carnaval, a cidade está vazia, estou fazendo um preço especial, barato de verdade. Mil réis, cruzeiros, cruzeiros novos, cruzados, reais (na gíria chamávamos também pratas, contos), uma longa história de muitas moedas, na roda viva do tempo, a marcar nossas vidas. E a roda do amolador de facas a rodar por nossas ruas. O pedal gira a roda, a correia de couro o esmeril, o amolador de facas pára em cada esquina para chamar a clientela. Passando uma lâmina de aço no esmeril, ele chama a atenção de todos, às vezes tocando músicas, ou hinos de times de futebol.

Tudo hoje é tão apressado, são muitas tecnologias, mas o amolador resiste a tantas mudanças e segue nos dizendo de cotidianos com o lirismo de sempre.

CIDADE FANTASMA

O centro de Niterói ficava lotado, muitos blocos, tínhamos até muitas escolas de samba, os desfiles na AVENIDA eram animados, decorados, iluminados. Há muitos anos Viradouro e Porto da Pedra foram desfilar no Rio, Niterói ficou vazia, uma cidade fantasma durante o carnaval. Um pequeno bloco aqui, outro acolá, todos vão viajar. Até mesmo o carnaval nos clubes não têm a mesma animação de outrora. Dá até medo, parece o DAY AFTER, só mesmo as praias ficam movimentadas.
O Rio tem dado muitos sinais de revitalização do carnaval de rua. Tomara que continue assim, porque viajar também está ficando difícil com as estradas cheias. Desde a minha juventude, muitos preferiam atravessar a Baía da Guanabara para brincar no Rio. (ney).