quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

UM MOMENTO DE REFLEXÃO








Clique sobre as imagens para ampliá-las (fotos ney) - Igreja São Francisco Xavier - Niterói-RJ.

Dessa vez encontrei a porta aberta, não tinha missa, nem cerimônia. Então entrei de livre vontade, sem motivo determinado, compromisso, muito menos para pedir algo, pois já tenho a vida.
O local é lindo (patrimônio histórico), uma construção dos tempos dos jesuítas, numa pequena elevação, entre frondosas árvores e onde sopra uma agradável brisa. Foi onde eu casei, além de missas, batizados de familiares etc.
E naquele silêncio refleti muitas coisas sobre essa energia da CRIAÇÃO, o mistério insondável da vida, porque nessa correria esquecemos dessa necessária harmonia entre o físico e o espiritual.
E lá de dentro, pela porta entreaberta, percebi que essa energia estava também do lado de fora, na verdade em tudo a nossa volta... mar, céu, montanhas, árvores, e quis registrar esse momento nessas fotografias. ney.

DA JANELA DO MEU QUARTO


Da janela do meu quarto

Da janela do meu quarto
Vejo o rio tranquilo passar
Levando as águas para o mar

Nas chuvas de verão
Inundam as ruas
Levando lixo, lama, plástico

No canal arborizado
Pessoas caminham, correm
Aproveitam suas sombras

Nas copas das árvores
Cantam bem-te-vis, sabiás
Beija-flores entram nas varandas

Lá no morro vejo cavalos pastando
No céu asas-delta e parapentis
Lua e estrelas, nuvens passando

Aqui no monitor o mundo na telinha
Os amigos num contato virtual
Mas de sentimentos reais

Os textos, fotografias
Informação, música e poesia
Mensagens, imagens em geral

START...
Turn off computer (desligar)
Fui! ... Abraços.

BEIJOS QUE FICARAM FAMOSOS


O beijo do Hotel de Ville. Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão. Esta foi a história que se conheceu durante muitos anos até 1992, quando dois impostores se fizessem passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau indignado pela falsa declaração, revelaria a história original: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que se tratava de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.

O beijo da Time SquareO Beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se. A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.