segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RABISCANDO E CLICANDO... quadros e fotos.








Clique sobre as imagens para ampliá-las (quadros ney).

Na aposentadoria veio uma vontade de pintar uns quadros grandes, em torno de 1,00 x 1,30m. Sem conhecimento e experiência nessa arte, sequer o dom de pintar, quis me expressar do meu jeito sem jeito, seguindo o sentir, usando o material mais acessível, tentando o caminho da praticidade, adequado a falta espaço (apartamento), num local mais aberto e ventilado possível, face ao cheiro forte da tinta a óleo.
Usando pincéis, rolinhos e pedaços de espuma etc., fui inventando formas que vinham na imaginação, e combinando cores seguindo uma harmonia própria.
Creio que esses quadros se enquadram em algo mais parecido com o abstrato (?), já que não têm formas definidas, precisas e naturais. Parece que a pintura figurativa saiu um pouco de moda, talvez porque a fotografia veio a reproduzir com exatidão, as dimensões e cores das figuras.
Então inventamos formas e cores, que dizem retratar também nosso interior, seguindo estados da alma, do espírito, dos sentimentos, paixões emoções, vibrações. Assim fui deixando fluir essas energias, e pintei uns 15 quadros, que ficaram no âmbito da família, e estão até hoje nas paredes (uns 13 anos).
Mas é muito trabalhoso, tintas, pincéis, telas, molduras, lava e seca, monta e desmonta, falta espaço, o cheiro de tinta vai até para o vizinho. E chegou o mundo digital, fotografamos e baixamos no computador imagens com extrema precisão, que ainda podem ser corrigidas e melhoradas no photoshop. E fica a pintura para os artistas de verdade, e vou clicando minhas fotos, do meu jeito amador e sem pretensões, vendo e sentindo, distraindo. Um olhar mais sensível e atento, vivenciando e registrando momentos, e belezas da natureza. ney.