segunda-feira, 31 de agosto de 2009

RABISCANDO E CLICANDO... quadros e fotos.








Clique sobre as imagens para ampliá-las (quadros ney).

Na aposentadoria veio uma vontade de pintar uns quadros grandes, em torno de 1,00 x 1,30m. Sem conhecimento e experiência nessa arte, sequer o dom de pintar, quis me expressar do meu jeito sem jeito, seguindo o sentir, usando o material mais acessível, tentando o caminho da praticidade, adequado a falta espaço (apartamento), num local mais aberto e ventilado possível, face ao cheiro forte da tinta a óleo.
Usando pincéis, rolinhos e pedaços de espuma etc., fui inventando formas que vinham na imaginação, e combinando cores seguindo uma harmonia própria.
Creio que esses quadros se enquadram em algo mais parecido com o abstrato (?), já que não têm formas definidas, precisas e naturais. Parece que a pintura figurativa saiu um pouco de moda, talvez porque a fotografia veio a reproduzir com exatidão, as dimensões e cores das figuras.
Então inventamos formas e cores, que dizem retratar também nosso interior, seguindo estados da alma, do espírito, dos sentimentos, paixões emoções, vibrações. Assim fui deixando fluir essas energias, e pintei uns 15 quadros, que ficaram no âmbito da família, e estão até hoje nas paredes (uns 13 anos).
Mas é muito trabalhoso, tintas, pincéis, telas, molduras, lava e seca, monta e desmonta, falta espaço, o cheiro de tinta vai até para o vizinho. E chegou o mundo digital, fotografamos e baixamos no computador imagens com extrema precisão, que ainda podem ser corrigidas e melhoradas no photoshop. E fica a pintura para os artistas de verdade, e vou clicando minhas fotos, do meu jeito amador e sem pretensões, vendo e sentindo, distraindo. Um olhar mais sensível e atento, vivenciando e registrando momentos, e belezas da natureza. ney.

4 comentários:

tereza disse...

Bom dia amigo ney/
Estou aqui encantada, mais uma habilidade criatividade da sua energia.
Sinceramente achei lindosss, os das flores lavanda, Nossa!
Não acredito que caiu de moda, a fotografia da a exatidão, mas a pintura é algo único...
E vem a pergunta: pq parou?
São belos, posso “pegar” imagem?(rs)
Vou pegar.
Abraço amigo Também artista pintor.
ps: tem selo para vc no blog, fique a vontade de pegar ou nao.

ney disse...

Obrigado, tereza. Foram uns arroubos de pintor, mas assim sem técnica, de um jeito livre. Mas muito trabalho e falta de espaço, e cheiro de tinta, e lá se foi a inspiração.
Quanto às imagens do blog são livres para serem copiadas, como digo na apresentação do espaço, fico até feliz que gostem.
Os selos podem ser copiados?
Abraço/ney.

tereza disse...

Sim amigo, é so copiar-salvando e pronto.
Fica a vontade, ok?
E quantos aos quadros, Parabéns.
abraçosssss

Teu Olhar... disse...

Ney...adorei teus quadros e ficaram perfeitos no ambiente...
q cantinho mais gostoso, bem do jeito q gosto...rss

meu carinho
Ana...