quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

BEIJOS QUE FICARAM FAMOSOS


O beijo do Hotel de Ville. Esta bela foto, que data de 1950, é considerada como a mais vendida da história. Isto devido à intrigante história com a que foi descrita durante muitos anos: segundo contava-se, esta foto foi tirada fortuitamente por Robert Doisneau enquanto encontrava-se sentado tomando um café. O fotógrafo acionava regularmente sua câmara entre as pessoas que passavam e captou esta imagem de amantes beijando-se com paixão enquanto caminhavam no meio da multidão. Esta foi a história que se conheceu durante muitos anos até 1992, quando dois impostores se fizessem passar pelo casal protagonista desta foto. No entanto o Sr. Doisneau indignado pela falsa declaração, revelaria a história original: a fotografia não tinha sido tirada a esmo, senão que se tratava de dois transeuntes que pediu que posassem para sua lente, lhes enviando uma cópia da foto como agradecimento. 55 anos depois Françoise Bornet (a mulher do beijo) reclamou os direitos de imagem das cópias desta foto e recebeu 200 mil dólares.

O beijo da Time SquareO Beijo de despedida a Guerra foi feita por Victor Jorgensen na Times Square em 14 de Agosto de 1945, onde um soldado da marinha norte-americana beija apaixonadamente uma enfermeira. O que é fora do comum para aquela época é que os dois personagens não eram um casal, eram perfeitos estranhos que haviam acabado de encontrar-se. A fotografia, grande ícone, é considerada uma analogia da excitação e paixão que significa regressar a casa depois de passar uma longa temporada fora, como também a alegria experimentada ao término de uma guerra.


4 comentários:

Dulce disse...

Ney
Que fotos fantásticas! E que histórias! incríveis! Agora, posar para a foto, consentir na publicação e depois exigir direitos de imagem? eu, heim?1...
Enfim,c'est la vie... O mundo está cheio de pessoas assim... Mesmo.
Mas uma postagem muito interessante, Ney.

ney disse...

Mas é mesmo, Dulce, ao querer negociar o beijo, ela desvalorizou um momento tão bonito. Acabou ficando sem ele, desencantou o mundo. Perdeu!

Dulce disse...

Pois é!... também acho. Poderia ter deixado uma imagem mlhor para a posteridade.
Fazer o que? Nem todo mundo sabe ser grande, Ney.

Dulce disse...

OPSSS! Sory...
eu quis dizer "uma imagem melhor"