terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

AMOLADOR DE FACAS, TESOURAS (vídeo aqui)



















foto ney - eu amolador de facas (rs).

Tem alguma faca ou tesoura para amolar ai? Aproveite a promoção de carnaval, a cidade está vazia, estou fazendo um preço especial, barato de verdade. Mil réis, cruzeiros, cruzeiros novos, cruzados, reais (na gíria chamávamos também pratas, contos), uma longa história de muitas moedas, na roda viva do tempo, a marcar nossas vidas. E a roda do amolador de facas a rodar por nossas ruas. O pedal gira a roda, a correia de couro o esmeril, o amolador de facas pára em cada esquina para chamar a clientela. Passando uma lâmina de aço no esmeril, ele chama a atenção de todos, às vezes tocando músicas, ou hinos de times de futebol.

Tudo hoje é tão apressado, são muitas tecnologias, mas o amolador resiste a tantas mudanças e segue nos dizendo de cotidianos com o lirismo de sempre.

2 comentários:

Irene Moreira disse...

Como é bom recordar os amoladores de facas e também o tripeiro que praticamente não se encontra mais. Acho que são em rarissimos locais que ainda se vê.

O que muito escuto onde moro é o comprador de Ferro Velho.

Beijos

ney disse...

Pois é, por aqui eles passam eventualmente; ainda temos algumas quitandas, armazéns. Ainda pouco tivemos falta de luz, dois apagões ENORMES, amanhã vou comprar velas e caixa de fósforo. Faz parte. Abraço.