domingo, 24 de maio de 2009

EU E MINHA SOMBRA



















Eu e minha sombra

Ah, minha fiel sombra, sempre junto de mim, uma longa convivência. Só mesmo na escuridão da noite é que não vejo você, fico imaginando se me acompanha no corpo adormecido ou se vai comigo nos meus sonhos. Mas como você não fala, não ouve e não vê, tanto faz se me segue ou não, vamos ser um pouco mistério.
Mas sei que se acender a luz, uma simples vela, você estará por lá, às vezes até disforme e assustadora. Aliás, lembro que quando criança, ficava de brincadeira com você formando figuras na parede.
Muito cedo ou à tardinha, você tem mania de aparecer enorme, comprida; no meio do dia você quase some, fica meio gordinha. Na beira de um penhasco chega tão na ponta que parece que caiu no abismo, mas quando recuo você está lá, contando comigo, se eu cair você já era; na praia vai logo mergulhando fundo, rente a areia, fica menor e depois some. E quanto mais forte o sol, mais escura você fica, eu é que me queimo todo.
Chega dessa prosa, quem me ver assim conversando com minha sombra vai pensar que sou maluco, nem tanto, mas é que andar junto tanto tempo sem conversar, ai mesmo que fica sombrio.
Tem horas que você fica para trás, penso até que sumiu, mas se olho você está me seguindo. Quero dizer que prefiro quando você anda na minha frente, porque quando está do meu lado reparo na minha barriga. Aliás, você bem que podia não ser tão dependente de mim, podia me dar uma chance e conduzir meus caminhos, às vezes, tão repetidos, pensados, repensados, sensatos, embora felizes.
Bem, vou descansar na sombra daquela árvore na beira do rio, ficar comigo mesmo, e você vai ter seu tempo livre.
Ao cair a noite, se surgir a lua cheia, e minha amada aparecer, volte correndo e fique bem juntinho da sombra dela na luz do luar.
(ney).

2 comentários:

heli disse...

Ney.
Interessante esse monólogo(rs) com a sua sombra.
Que delícia lembrar das brincadeiras feitas com as mãos em nosso tempo de infância.

ney disse...

Vivo tirando foto da minha sombra, em diversas situações, vou fazer um álbum para ela (rs). As brincadeiras com sombras na parede eram mesmo divertidas, não tínhamos TV, computador, o jeito era inventar. ney/