quarta-feira, 1 de abril de 2009

SACADAS, TERRAÇOS, VARANDAS, ALPENDRES...



















Clique sobre a imagem para ampliá-la (foto ney)

Sacadas, terraços, alpendres, varandas sempre me fazem lembrar de sonhos, momentos de reflexão, sossego, de conversar, ler um livro, ouvir música. No reflexo dos vidros da janela e da porta podemos observar o céu azul, as grandes árvores, jardins, e nos inspira a um olhar para fora, para o mundo a nossa volta e, ao mesmo tempo, para dentro de nós mesmos... um harmonizar, estabelecendo um elo entre o espiritual e fisico, sonhos e realidades, alegrias e tristezas, que nos permitem sentir a vida, crescer no equilíbrio e no amadurecimento. ney/

OS POETAS:

Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém, que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la. Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas. O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre. Clarice Lispector.

Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. William Shakespeare.

Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso.
O homem é do tamanho do seu sonho. Fernando Pessoa.

Sonhar é acordar-se para dentro. Uma vida não basta ser vivida. Ela precisa ser sonhada. Mario Quintana.

Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor. Goethe.

4 comentários:

Marisa disse...

"Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz".
Alias, depois deste texto ímpar da Clarice Lispector, eu vou completar sua postagem com uns versos sobre Felicidade, de autoria de um dos mais puros escritores, que com sua simplicidade de expressar as coisas e pra mim um dos maiores poetas que conhecemos (sei que vc tb gosta muito):
"Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!"
Mário Quintana

Parabéns pelas suas postagens, estão cada dia mais criativas recheadas de uma sensibilidade singular!

ney disse...

Marisa,
Obrigado. Gosto de clicar essas imagens que me dizem algo e juntar esses belos textos que os poetas sabem dizer com sentimento da vida, do amor, dos encontros e desencontros, superações. Aprendemos e crescemos com eles, temos mais chances de nos tornarmos melhores e continuarmos humanos. As realidades andam duras, nas ruas, no cotidiano, na TV, na música... a ética sumiu e ninguém viu. Encontraremos os melhores caminhos, e os poetas nos ajudam a acreditar sempre. E também não vamos desistir. ney/

ney disse...

Esqueci de dizer: Foi boa essa do "avozinho infeliz"... Quintana sabia mesmo tudo da vida, e dizia com simplicidade. Simplesmente ser e viver a essência e a intensidade. ney/

ney disse...

Seguinte:
As fichas vão caindo, e ficou difícil de dizer da genialidade de Clarice e Quintana nesses dois textos, do post e do comentário. Ela realmente disse tudo, foi lúcida e humana, sonho e realidade, e falou com alma.
E o Quintana percebeu os óculos na ponta do nariz... quantas vezes acontece.
Merecem um novo POST... a eternidade já conquistaram em nossos corações. Já se foram e continuam nos ensinando a viver. ney/