sábado, 21 de fevereiro de 2009

PIERROT, COLOMBINA E ARLEQUIM


Óleo sobre tela de Di Cavalcanti 1922

Pierrot, Colombina e Arlequim, três mascarados que constituem um triângulo amoroso durante a festa.
Arlequim era o rival de Pierrot pelo amor de Colombina e se vestia com um traje feito de retalhos triangulares de várias cores e representa o palhaço, farsante ou tão somente o amante. Pierrot, magro, pálido representante dos sonhos, apaixonado pelo amor, tem como musa Colombina, mulher que representa o desejo de todos os homens. Eles se conhecem em ocasiões separadas e Colombina se enamora pelos dois rapazes... No caso do Arlequim se encantando pela sua ousadia e desejo, e no de Pierrot pelo seu sofrimento e amor platônico (reminiscência de Mayra).
Vale a pena ler na íntegra no link que segue - Menotti Del Picchia.
.
As Máscaras

O teu beijo é tão doce, Arlequim...O teu sonho é tão manso, Pierrô... Pudesse eu repartir-me, encontrar minha calma dando a Arlequim meu corpo...e a Pierrô, minha alma! Quando tenho Arlequim, quero Pierrô tristonho, pois um dá-me prazer, o outro dá-me o sonho! Nessa duplicidade o amor todo se encerra: Um me fala do céu...outro fala da terra! Eu amo, porque amar é variar e , em verdade, toda razão do amor está na variedade...Penso que morreria o desejo da gente se Arlequim e Pierrô fossem um ser somente. Porque a história do amor só pode se escrever assim: Um sonho de Pierrô, e um beijo de Arlequim! Menotti del Picchia.

Nenhum comentário: