segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

VIVER E COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA DO TEMPO

No outono da vida é normal pensar que, inevitavelmente, estamos transitando por uma última etapa desse caminhar, pois essa é a realidade. Mas apesar da idade, esse é o momento de se viver com sabedoria tudo que aprendemos, as coisas simples e verdadeiras, valorizar o que conquistamos, deixar de lado os ressentimentos, aproveitar intensamente essa dádiva de ter chegado até aqui.
Mas não com egoísmo, como uma verdade única, e sim com novas idéias que possam ser compartilhadas com os mais jovens, de um jeito mais integrado e coerente com o mundo de hoje, sem que se perca a essência de ambos e da vida.
Uma pessoa mais jovem que nos veja vivendo assim nossa terceira idade, com certeza vai ter mais expectativas quanto ao seu futuro, e pode resultar desse entrosamento entre as idades um aprendizado mútuo, unindo novas energias e conhecimentos a experiências já vividas.
Há uns dois anos atrás voltei aos bancos da Universidade Federal para fazer um curso de línguas (inglês), e vivi pessoalmente uma convivência de harmonia entre alunos de 20 aos 60 anos, um servindo de incentivo ao outro, todos acreditando que somos eternos aprendizes e que o conhecimento sempre traz crescimento. Não conclui o curso, queria apenas saber um pouco mais do idioma inglês para facilitar alguns entendimentos e leituras práticas.
Os idosos de hoje viveram uma experiência mais animadora nos ditos “anos dourados”, quando o mundo passava por um momento de grande prosperidade. O mercado de trabalho hoje é extremamente competitivo, há mais inseguranças, os valores se distanciaram de um propósito mais humano, vive-se o imediatismo de resultados ditos práticos e eficientes, e não o valor mais profundo da vida e do seu futuro em harmonia com a natureza, da qual somos partes integrantes e dependentes.
Nesse entendimento de gerações haveremos de encontrar juntos o verdadeiro caminho de luta por um futuro promissor, sustentável e verdadeiro. ney.

2 comentários:

heli disse...

Concordo plenamente contigo no que diz respeito a aprendizagem significativa que ocorre no convívio interativo de gerações.Gostei muito do seu texto, nele você consegue mostrar a beleza que existe no tempo de vida que perpassa nossa existência e no crescimento pessoal que pode existir entre pessoas de diferentes idades.
Abraços,
Heli

ney disse...

Obrigado, Heli.